Daniel Linhares Cardoso

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Concluída a graduação em medicina, chega o momento de partir para a residência da especialidade escolhida. Aqui nós abrimos espaço para os que optaram pela Radiologia. Queremos saber os motivos que os levaram a escolher a especialidade.

Hoje vamos saber o que inspirou o Dr. Daniel Linhares Cardoso, médico Residente de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele também é um dos criadores do perfil @deulaudo no Instagram, um projeto que teve início em 2022, em parceria com mais dois médicos amigos, voltado a médicos e estudantes de medicina, com objetivo de difundir a radiologia e contribuir com a educação. Confira a entrevista.

 

O que o inspirou e ainda inspira na profissão de médico radiologista?

O que me inspirou ser médico foi a possibilidade de ajudar as pessoas, especialmente nos momentos mais difíceis e dolorosos da vida, quando doentes. Também percebia que ser médico é importante não somente para diagnóstico e tratamento de doenças, mas também para mudar o curso das doenças, como ocorre com screening e educação em saúde. E ser médico radiologista permite que façamos tudo isso e muito mais.

Em que momento decidiu optar pela radiologia?

Optei durante meu ano de preparação, quando estava servindo como médico na Marinha do Brasil, recém egresso da Faculdade de Medicina. A Radiologia é uma especialidade que não se tem um contato muito próximo (conhecimento) durante a graduação. Recomendo àqueles que tenham curiosidade ou interesse em radiologia a buscar conhecer mais e melhor, pois irá se surpreender positivamente.

Quais os 3 aspectos principais que o levaram a escolher essa área?

– Interação com diversas especialidades e áreas de atuação da Medicina;
– Participação direta na tomada de decisão e no cuidado ao paciente, não somente para diagnóstico e tratamento;
– Variadas possibilidades de atuação na assistência, ensino e pesquisa. Radiologia vai além de método complementar para diagnóstico, pois trata pacientes, assim como acompanha os resultados de tratamentos.

Quais são suas expectativas para o futuro em relação a área e profissão?

A especialidade Radiologia e Diagnóstico por Imagem cresce, evolui rapidamente, não somente com equipamentos cada vez melhores, mais rápidos, mais precisos, mas especialmente no uso da Inteligência Artificial como ferramenta para nos auxiliar, bem como o desenvolvimento de diferentes métodos de imagem. Seremos cada vez mais assertivos e solicitados para cuidar dos pacientes. Além de todo esse aparato, ainda temos as diversas utilizações da radiologia intervencionista, aprimorando-se como método minimamente invasivo, que nos possibilita tratar pacientes de forma menos invasiva e com desfechos cada vez melhores.

Sobre o @deulaudo: por que decidiu criar o perfil? Qual o objetivo/importância e como tem evoluído esse projeto?

Esse projeto foi iniciado com dois amigos no final de 2022, interessados em difundir a especialidade e ajudar as pessoas. Nosso objetivo é tornar a interpretação de imagens algo mais simples, acessível e prazeroso, não só para quem é da especialidade Radiologia e Diagnóstico por Imagem, como para médicos de outras especialidades, áreas de atuação e estudantes de medicina. Sabemos o quanto poderá impactar no cuidado aos nossos pacientes, oferecemos materiais de ensino em diferentes formatos (vídeos, eBooks, grupos de discussão etc) para contribuir no aprendizado. Também mostramos os principais métodos de imagem, falando sobre indicações, resultados e como tirar melhor proveito de cada um desses métodos.