Ubenicio Silveira Dias Júnior

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Concluída a graduação em medicina é o momento de escolher a especialidade dentro de um amplo universo de opções. Neste espaço, contamos um pouco da história de médicos que escolheram a Radiologia. É o caso do Dr. Ubenicio Silveira Dias Júnior, médico radiologista do Hospital Sírio-Libanês, Hospital 9 de Julho e ICESP/USP. Confira o depoimento:

“A radiologia é um dos principais pilares do diagnóstico, participamos de uma importante etapa do raciocínio médico, fornecendo informações cruciais para a adequada investigação e condução dos desafios que o binômio saúde-doença oferece. Minha maior inspiração na escolha dessa carreira é o impacto que a especialidade tem na vida das pessoas, seja por meio do rastreio e diagnóstico precoce, da adequada investigação das suspeitas clínicas e cirúrgicas ou das possibilidades de intervenção terapêutica.

Tive a oportunidade, após a graduação, de vivenciar diferentes experiências profissionais e nesse período percebi a amplitude da radiologia e optei pela área. A radiologia anda de mãos dadas com a tecnologia, o que a torna uma especialidade dinâmica, empolgante e desafiante. Sou muito otimista em relação ao futuro da profissão. Nós, radiologistas, somos capazes de crescer exponencialmente do ponto de vista científico ao unir o raciocínio médico com a evolução tecnológica.

Também acredito ser importante investir na educação dos futuros radiologistas, construindo uma base forte para que tenhamos os melhores profissionais. Nesse contexto, as instituições de ensino e as suas respectivas ligas acadêmicas têm papel fundamental e tenho muita satisfação em ser um dos coordenadores do Encontro de Ligas da JPR 2023. A cada ano esperamos trazer os alunos mais para perto da radiologia, para que entendam o quanto nossa especialidade é dinâmica e o quanto a tecnologia, dentre os seus diversos aspectos, como o da inteligência artificial, é uma aliada. E mesmo os que optarem por outro caminho, terão adquirido um conhecimento profissional importante durante sua vivência acadêmica.”