No segundo dia do Congresso da Sociedade de Radiologia Norte-Americana (RSNA), a SPR marcou presença e deu contribuições significativas durante reuniões com líderes globais, reforçando seu papel como uma das protagonistas do cenário da área.
O primeiro encontro foi realizado com a própria RSNA, em que os Drs. Nelson Caserta, presidente da SPR, Cesar Nomura, presidente do Conselho Consultivo, Renato Adam Mendonça, diretor de Representação Institucional e Antônio Rocha, diretor científico, ao lado de Priscila Figueiredo, diretora de Eventos, Comunicação e Marketing e Relacionamento, reafirmaram a parceria com a sociedade, que estava representada pelos Drs. Umar Mahmood, Curtis Langlotz, Sanjeev Bhalla e Jorge Soto, ao lado de Mark Watson e Karena Galvin.
Em outro momento, o Dr. Nelson Caserta e Priscila Figueiredo realizaram a segunda reunião do dia, com a Sociedade Italiana de Radiologia Médica (SIRM), que demonstra a importância da SPR em âmbito global, saindo das Américas e adentrando o campo europeu. Ela estava representada pelos Drs. Andrea Giovagnoni e Emanuele Neri.
O RSNA 2023 será realizado até 30 de novembro, no McCormick Place, em Chicago. A SPR está localizada no estande 1.004, no South Hall! Venha nos visitar!
Confira os destaques de 28/11 divulgados pela RSNA
A IA e a colaboração humana podem ajudar a criar ambientes de liderança mais transparentes e igualitários
À medida que a IA continua a demonstrar a sua utilidade numa surpreendente variedade de aplicações de imagens médicas, a liderança humana pode fazer parceria com a IA para construir um sistema melhor de aprendizagem ao longo da vida, de acordo com a Dra. Elizabeth S. Burnside.
Mamografia com contraste aprimorado pode ser uma opção para rastreamento personalizado do câncer
Para programas de rastreio mamário com acesso limitado a imagens de RM, ou para pacientes que preferem não se submeter a rastreio por RM, a mamografia com contraste poderia oferecer uma alternativa de baixo custo com taxas de detecção de cancro semelhantes.
Tomografia computadorizada de dupla energia oferece diagnóstico mais rápido de cálculos biliares
Uma técnica que utiliza tomografia computadorizada de dupla energia mostra-se promissora na imagem da doença do cálculo biliar e pode potencialmente reduzir a necessidade de imagens gastrointestinais adicionais usando ultrassonografia ou ressonância magnética para pacientes com colelitíase ou coledocolitíase.
Demonstrando como a transparência na IA pode apoiar a pesquisa e a prática clínica
A falta de transparência na pesquisa radiológica que utiliza conjuntos de dados e código-fonte de IA é um dos motivos pelos quais alguns radiologistas desconfiam um pouco da IA.
Modelo de aprendizagem profunda pode fornecer probabilidade mais precisa de diagnóstico de câncer de mama
Durante vários anos, os radiologistas têm publicado pesquisas que apontam para uma grande mudança nas recomendações de rastreio do cancro da mama, que se concentra mais na avaliação de risco individualizada apoiada pela IA e pela aprendizagem profunda.
O aprendizado de máquina ajuda os radiologistas a usar ressonância magnética funcional para melhorar o diagnóstico do transtorno do espectro do autismo
O aprendizado de máquina pode ajudar os médicos a usar a ressonância magnética funcional para identificar indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), de acordo com uma pesquisa apresentada na segunda-feira.
Mahmood é presidente do conselho
Dr. Umar Mahmood foi nomeado presidente do Conselho de Administração da RSNA.