Túnel do Tempo
Jornal da Imagem

Abril de 1995: 200 edições do Jornal da Imagem

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Em abril de 1995, o Jornal da Imagem chegou à sua 200ª edição, sendo um importante veículo de divulgação da SPR. A data coincidiu com os 25 anos da Jornada Paulista de Radiologia e com o centenário da descoberta dos raios X, reforçando ainda mais seu simbolismo.

Desde sua criação em 1978, idealizada pelo Dr. Sidney de Souza Almeida, o jornal cresceu com a especialidade, acompanhando os avanços da Radiologia e servindo como instrumento de comunicação e difusão do diagnóstico por imagem.

Ao longo dos anos, diversas diretorias contribuíram para o fortalecimento do veículo. Os Drs. Luiz Karpovas, José Michel Kalaf, Giovanni Guido Cerri, Luiz Antonio Nunes de Oliveira e Jaime Ribeiro Barbosa deram continuidade à filosofia de manter o jornal atualizado e relevante.

Empresas da área de diagnóstico por imagem também desempenharam um papel importante nesse crescimento, apoiando financeiramente o projeto desde os primeiros momentos.

Durante esse período, o jornal passou por transformações em sua estrutura e conteúdo. Com o envolvimento de nomes como Drs. Jaime Barbosa e Hiram Júnior, o conteúdo foi integrado, o design reformulado e a identidade visual atualizada.

O Jornal da Imagem evoluiu com a especialidade, mantendo-se inovador, eficiente e comprometido com a atualização profissional dos radiologistas brasileiros.

Abertura da JPR 95 foi realizada no Parlamento Latino-Americano

Naquele ano, a abertura da 25ª Jornada Paulista de Radiologia foi realizada com uma sessão solene no auditório do Parlamento Latino-Americano, em São Paulo. O evento marcou o início das comemorações do centenário da descoberta dos raios X e teve como homenageados os radiologistas Drs. Rubens Marcondes Pereira e Enio Cesar Pereira, escolhidos como patrono e homenageado, respectivamente.

A Jornada foi organizada com a ambição de alcançar o status de congresso, reunindo mais de 2.500 participantes e contando com uma área de Exposição Técnica superior a 1.400m². As atividades científicas foram distribuídas entre o Palácio de Convenções e o Anhembi, que foram realizadas paralelamente ao I Curso para Técnicos em Radiologia e ao Encontro dos Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

As especialidades representadas dentro do CBR participaram ativamente, com destaque para a ultrassonografia, radiologia pediátrica, neurorradiologia, medicina nuclear, tomografia, ressonância magnética e radiologia intervencionista.

Além das aulas, a programação contou com apresentações de Temas Livres, Sessões de Pôsteres Internacionais e a tradicional Gincana de Casos, com moderação do Dr. José Michel Kalaf. Os temas dos debates incluíram ética, atualização profissional e avanços técnicos, com o objetivo de promover uma medicina mais eficiente e atualizada.