Eventos SPR

Dr. Marcelo Queiroz convida para o Curso Avançado de Oncologia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

A SPR estreia o Curso Avançado de Oncologia, com a mesma proposta educacional dos demais Cursos Avançados já promovidos pela entidade, com sucesso. Essa nova atividade será realizada em 21 de outubro, sábado, durante a quarta reunião do ano do Clube Manoel de Abreu, em Ribeirão Preto.

O curso tem coordenação dos Drs. Felipe de Galiza Barbosa, Henrique Simão Trad, Marcelo Araújo Queiroz e Paula Nicole Vieira Pinto Barbosa. A participação no evento seguirá o mesmo critério de inscrição do CMA: gratuito para os membros ativos da SPR.

Confira, a seguir, o convite do Dr. Marcelo Araújo Queiroz para o evento!

 

“A avaliação do paciente com câncer hoje é uma das principais indicações de exames de imagem. Embora a radiologia oncológica não seja uma especialidade formal na especialização de diagnóstico por imagem, boa parte dos exames realizados tem o objetivo de rastrear, estadiar, avaliar resposta ao tratamento ou detectar recidiva de tumores. A radiologia oncológica envolve praticamente todos as partes do corpo e, dentro da radiologia, todas as especialidades devem conhecer suas peculiaridades e a melhor forma de se comunicar com o médico solicitante. Além disso, diferentes métodos de imagem tem a função de avaliar o paciente oncológico, incluindo ultrassonografia, tomografia, ressonância e PET/CT, bem como de diferentes sistemas (neuro, cabeça e pescoço, tórax, abdome, pelve, musculoesquelético).

O curso de atualização em oncologia surge como uma oportunidade de mostrar a radiologia oncológica como uma área de atuação de todas as especialidades da radiologia, com suas peculiaridades na avaliação do tumor e do seu padrão de disseminação, na determinação dos padrões de resposta aos diferentes tratamentos como radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia e na caracterização das condições que simulam tumores.

Cada tumor possui uma característica de estadiamento definido pelas diretrizes clínicas e podem ser muito diferentes entre si. Por exemplo, os critérios para estadiamento de um tumor de pulmão são bem diferentes que para um hepatocarcinoma.

O curso terá uma abordagem multissistêmica, incluindo diferentes métodos de imagem para diferentes áreas da radiologia, sempre levando em consideração o tipo de neoplasia a ser avaliada. O foco será em oncologia torácica e abdominal, com diversas abordagens do papel dos métodos de imagem em cada neoplasia, mostrando os benefícios que cada um pode agregar. Outra particularidade que será abordada e tem sido muito utilizada com boa aceitação dos médicos solicitante é uma discussão sobre laudos estruturados, que permitem uma homogeneização dos relatórios e facilita a comunicação incluindo os detalhes que o médio precisa saber. Além disso, os professores selecionados para o curso são aqueles com bastante experiência em radiologia oncológica dos principais hospitais do estado de SP.

A expectativa do curso é que haja uma revisão muito completa de forma didática e com interação com os participantes. A ideia é que o colega saia de lá com a sensação de conseguir avaliar o exame de um paciente com câncer de maneira mais detalhada e também com a ideia de otimizar o seu relatório, comunicando-se forma efetiva com o médico solicitante.

Todo jovem radiologista que tem interesse na área deve se dedicar ao curso, acompanhar a curadoria de aulas do tema na biblioteca da SPR e se inscrever antecipadamente para os cursos práticos (hands on) de radiologia oncológica que acontecem na JPR. Além disso, para um aprendizado mais intensivo e duradouro, o jovem radiologista deve buscar os hospitais oncológicos que oferecem formação especializada complementar, como o ICESP, o A.C. Carmargo Cancer Center e o Hospital do Amor de Barretos, além de instituições privadas não exclusivas mas com alto atendimento do paciente oncológico.”