Fotos: Carol Cassiano
Veja as fotos da JPR 2023:
Em pé ou sentados, devido ao sucesso da vila que, em muitos momentos desses dias, teve todos os assentos ocupados, os visitantes da JPR 2023 não perderam a oportunidade de acompanhar as aulas práticas e apresentações inovadoras realizadas nesta sexta-feira (28).
Entre as apresentações, esteve o projeto da Philips, que oferece a possibilidade de compartilhamento de imagens de ultrassom, com qualidade DICOM, garantindo a sua aplicação, tanto troca para suporte técnico entre os engenheiros e teleconsultorias entre os médicos. “Na nossa solução o profissional que está a distância pode controlar a máquina; a única coisa que ele não tem é acesso ao paciente, mas o equipamento ele pode ter o controle total”, explicou Bárbara Roim, representante da instituição e especialista clínica em ultrassom.
“A Vila do Ultrassom é muito bacana, cada vez um aprendizado. O dinamismo é muito bom”, destacou o engenheiro Vinicius Rocha, que acompanhou a apresentação da Philips.
Já o Dr. Joseph Elias Benabou, que apresentou a Pesquisa de Trombose Venosa Profunda, destacou como as demonstrações da Vila esclarecem os procedimentos. “É similar quando o médico está aprendendo a operar e vê aquele professor dando um ponto com muita facilidade. Da mesma forma acontece com a ultrassonografia, quando o profissional que está acompanhando pensa: ‘Nossa, nunca imaginei usar o transdutor dessa maneira e conseguir chegar no diagnóstico que preciso'”.
“A praticidade do exame [ao vivo] indicando o que precisa ser realizado é muito bom. O professor apresenta o dia a dia dele”, elogiou o médico radiologista, Valcir Rodrigues.
O coordenador Carlos Homsi comemorou o sucesso do espaço em mais uma edição da Jornada. “A Vila do Ultrassom tem sido um sucesso de público e de retorno, além de ser apreciada pelos representantes das empresas que cedem os equipamentos”, destacou ele, explicando que as instituições podem fazer uma demonstração entre os intervalos.
A programação da Vila termina neste sábado, 29.