JPR 2024

Coordenadores da JPR falam sobre seus módulos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Organizada pela SPR em conjunto com a Sociedade de Radiologia Norte-Americana (RSNA), a 54ª Jornada Paulista de Radiologia será realizada de 2 a 5 de maio de 2024, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A edição de 2024 marca os 10 anos da parceria entre a JPR e a RSNA, que co-organizam a jornada bianualmente.

O período de pré-inscrição vai até 24 de abril – garanta sua vaga.

Serão apresentados cerca de 40 cursos simultâneos das subespecialidades da Radiologia, além de cursos para profissionais de áreas correlatas; para isso, a Jornada conta com cerca de 950 professores, brasileiros e estrangeiros – veja a programação do evento.

Confira, a seguir, depoimentos de coordenadores de alguns dos módulos e cursos apresentados no evento.

 

Biomedicina em Radiodiagnóstico

A Jornada Paulista de Radiologia é o evento mais importante do ano para nós e por isso trouxemos palestrantes e temas de extrema importância na nossa área de atuação. É sempre um momento de compartilhar conhecimentos e experiências. Um momento único de atualização profissional em radiodiagnóstico e a programação foi elaborada de modo a potencializar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos adquiridos na rotina assistencial.

Teremos a oportunidade de experienciar uma programação com as principais aplicações tecnológicas no radiodiagnóstico trazidas por colegas que estão vinculados às empresas e também a importantes serviços de diagnóstico por imagem do Brasil. Além disso, dividimos nossa programação em blocos temáticos, o que facilitará o acompanhamento da nossa audiência.

O principal tema a ser destacado estará presente em várias das palestras da nossa programação. Trata-se da aplicação da inteligência artificial nas mais diversas modalidades e aplicações e a necessidade de estarmos preparados para utilizá-las no diagnóstico por imagem.

A sala da Biomedicina no Radiodiagnóstico caracteriza-se por palestras e por discussões de alto nível, com troca massiva de experiências. Em que colegas compartilham seus conhecimentos independentemente do tempo de experiência profissional. Além disso, estimulamos a aprendizagem por meio da equipe multiprofissional, presente na radiologia moderna, o que torna a experiência ainda mais diferenciada.”

 

 

 

Enfermagem em Radiodiagnóstico

“Nossa expectativa é que a JPR 2024 reúna um grande número de profissionais da área de radiologia para que possam ter a acesso a uma programação científica diversificada, com a participação de especialistas renomados que abordarão uma variedade de tópicos relevantes, para que os profissionais de enfermagem da área se atualizarem sobre as últimas tendências, tecnologias e práticas em radiologia.

Como o evento reúne profissionais de radiologia de diferentes áreas de atuação, incluindo radiologistas, técnicos em radiologia, enfermeiros, biomédicos e outros profissionais de saúde, isso proporciona uma ótima oportunidade para networking, troca de experiências e construção de relacionamentos profissionais, além das discussões informais, intercâmbio de conhecimentos e colaboração entre os participantes, que ocorrem durante os intervalos entre as sessões, durante as atividades sociais ou mesmo através de grupos de discussão.

Em resumo, esperamos que a JPR 2024 seja um evento abrangente e enriquecedor para profissionais de enfermagem da área da radiologia, oferecendo oportunidades valiosas de aprendizado, networking e atualização profissional.

Os congressistas podem esperar uma variedade de conteúdos relevantes e abrangentes para a prática de enfermagem nesse contexto específico. Aqui estão algumas áreas principais que podem ser abordadas no conteúdo do evento:

  • Compartilhamento de experiências para o acolhimento e atendimento voltado as necessidades dos portadores do espectro do Autismo. 
  • Avanços Tecnológicos em Radiologia discutindo sobre as últimas tecnologias e avanços em radiologia por imagem, como inteligência artificial e realidade aumentada.
  • Aplicações Clínicas com a utilização de US como ferramenta de apoio para realização de procedimentos de enfermagem.
  • Práticas Seguras em Radiologia através de discussões sobre o processo de acreditação como alicerce para uma assistência de qualidade no SADT.
  • Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional proporcionando a oportunidade de aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional para enfermeiros interessados em aprimorar suas habilidades em radiologia por imagem.
  • Intervencionismo, discutindo sobre procedimentos intervencionistas guiados por imagem.
  • Papel do enfermeiro na gestão de casos relacionados à radiologia por imagem, incluindo preparação do paciente, assistência durante o exame, uso de contraste e cuidados pós-procedimento.
  • Colaboração interdisciplinar para o reconhecimento da importância da colaboração interdisciplinar na prestação de cuidados de saúde, destacando o papel dos enfermeiros na equipe de radiologia e sua comunicação eficaz com outros profissionais de saúde.

Dentre os palestrantes convidados, gostaríamos de destacar:

  • Prof. Dr. Vinicius Batista Santos – Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Enfermagem – UNIFESP. Atualmente é Professor Adjunto da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP e Conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem – São Paulo. Pesquisador do grupo de estudos, pesquisa e Assistência – Sistematização da Assistência de Enfermagem, Membro fundador da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem, Vice-líder do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ultrassonografia Point-of-Care para Enfermeiros da América Latina vinculado a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. Membro da Ultrasound Academy for Nurses e da World Interactive Network Focused On Critical UltraSound (WINFOCUS). Ele estará palestrando na mesa “Utilização de US como ferramenta de apoio a realização de procedimentos de enfermagem”.
  • Lilian Quintal Hoffmann – Diretora Executiva de Tecnologia na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Experiência na área hospitalar, atuando há mais de 30 anos na direção de equipes de tecnologia da informação. Amplos conhecimentos de todos os processos hospitalares. Responsável pelas áreas de tecnologia da informação e engenharia clínica. Estará palestrando na mesa “ Inteligência Artificial no SADT”.

A participação do enfermeiro na Jornada Paulista de Radiologia é de extrema importância, pois a radiologia é uma área multidisciplinar que requer a colaboração de diversos profissionais de saúde, e a participação dos enfermeiros na jornada contribui para uma abordagem interprofissional mais ampla, promovendo uma compreensão mútua das responsabilidades de cada profissão e melhorando a comunicação e o trabalho em equipe. 

A JPR oferece uma excelente oportunidade para os enfermeiros se atualizarem sobre os avanços mais recentes na área da radiologia. Isso inclui aprender sobre novas técnicas de imagem, procedimentos radiológicos inovadores, tecnologias emergentes e melhores práticas na prestação de cuidados de enfermagem em ambientes de radiologia, com isso, irá adquirir novos conhecimentos e habilidades que podem ser aplicados na prática clínica diária, melhorando a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes em ambientes radiológicos, incluindo uma melhor compreensão dos procedimentos de imagem, maior competência na assistência ao paciente durante exames e intervenções e uma abordagem mais segura e eficaz na administração de medicamentos e cuidados pós-procedimento.

A presença dos enfermeiros na jornada também é importante para promover sua atuação como gestor da assistência em serviços de diagnóstico. Os enfermeiros podem aproveitar a oportunidade para compartilhar suas experiências, perspectivas e contribuições únicas para a prestação de cuidados de enfermagem de qualidade em ambientes de radiologia, além de se envolver em discussões sobre o papel da enfermagem na melhoria dos resultados dos pacientes e na promoção da segurança e qualidade dos cuidados.”

 

 

Pediatria

Temos a expectativa de ser um evento de extrema relevância para a carreira profissional do radiologista que trabalha na área de Pediatria, pois os temas foram pensados de maneira científica e administrativa, visando tanto conhecimento na área da prática diagnóstica como também na área da tecnologia, mostrando como esta pode ser nossa aliada na rotina da radiologia pediátrica.

A parceria com a RSNA nos proporcionou um programa científico muito rico, que começou de forma diferente desde a sua elaboração, com a experiência e contribuição da Dra. Andrea Dória que é radiologista pediátrica brasileira com anos de prática no Canadá e que irá ministrar várias aulas ao longo de todos os dias de JPR.

Este ano a inovação em Pediatria estará mesclada às aulas de temas importantes e de alta complexidade que podem aparecer na rotina dos radiologistas pediátricos. Contaremos com a presença do Dr. Alex Towbin, radiologista pediátrico de um dos mais renomados hospitais pediátricos do mundo, o Children’s Hospital de Cincinnati. Radiologista jovem, didático e que transita de forma sublime pela informática, tecnologia e abdome pediátrico.

Estamos certos de que a parceria entre a SPR e a RSNA este ano será memorável.

No módulo de pediatria teremos também aulas de muitos brasileiros referência em pediatria e de alguns queridos amigos da América Latina, que têm uma expertise incrível no campo da Pediatria para dividir com o público.”

 

 

Profissionalismo ABCDI/PADI

A nossa expectativa com o módulo deste ano é mais uma vez promover o debate e troca de experiências em gestão e qualidade na condução de um serviço de Diagnóstico por Imagem.

O conteúdo deste ano está focado no impacto de acreditação e da inteligência artificial na prática do médico, bem como apresentar casos de sucesso na gestão da qualidade.

Destacamos a participação do Prof. Giovani Guido Cerri, que abordará o tema da Inteligência Artificial e o radiologista 5.0.

Este é o terceiro ano que uma parceria SPR/CBR permite trazer estes temas aos associados e congressistas. Tema esse que nos últimos 4 anos tem gerado cada vez mais interesse em nossa área de atividade.”

Coordenador do módulo, com os Drs. Cesar Higa Nomura, Conrado Furtado de Albuquerque Cavalcanti, Renato Adam Mendonça e Renato Hoffmann Nunes

 

Radiologia para Veterinários

“Estamos incrivelmente empolgados com o módulo deste ano e as expectativas estão nas alturas! Conseguimos elaborar uma grade de programação que vai além das expectativas, totalmente alinhada com os desejos e necessidades dos participantes dos eventos anteriores. E como se isso não bastasse, estamos orgulhosos em anunciar que conseguimos trazer dois renomados especialistas do mercado internacional para enriquecer ainda mais a experiência!

Em relação ao conteúdo, os congressistas podem esperar apenas o melhor do melhor. Estamos falando de qualidade técnica de alto nível, oportunidades de networking que podem abrir portas para novas colaborações e um conteúdo que só um congresso de excelência como a JPR pode proporcionar. Estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer uma experiência enriquecedora e transformadora para todos os participantes.

Quanto aos professores convidados e temas destacados, cada detalhe foi pensado com muito cuidado e dedicação. Todos os nossos palestrantes merecem reconhecimento pelo seu comprometimento em compartilhar conhecimento de forma tão inspiradora. E, claro, não podemos deixar de enfatizar a presença especial de palestrantes internacionais neste evento. Suas perspectivas globais e experiências únicas certamente irão enriquecer as discussões e ampliar os horizontes de todos os presentes.

Estamos confiantes de que a qualidade e a relevância do programa falam por si só. Estamos comprometidos em oferecer uma experiência excepcional e enriquecedora para todos os participantes, e mal podemos esperar para compartilhar essa jornada emocionante com vocês!”

 

 

Técnicos e Tecnólogos

Preparar este curso para a JPR é uma grande honra para nós, coordenadores, e também um grande desafio. Com o avanço tecnológico cada vez mais veloz, hoje temos um perfil de profissionais cada vez mais exigente e na busca de estarem preparados para um mercado muito competitivo.

Nossa programação foi construída com o objetivo de atender todas as demandas existentes dentro do processo de formação e atualização dos estudantes e profissionais Técnicos e Tecnólogos em Radiologia. 

O curso ao longo dos anos tem atraído participantes de todos os estados brasileiros e também de colegas dos países vizinhos. Tudo isso se deve pela grande infraestrutura oferecida pela JPR, elevado nível de troca de experiência entre os participantes e sem dúvidas pela feira de exposição de equipamentos.

Hoje com a Inteligência Artificial e os demais avanços tecnológicos, os profissionais das Técnicas Radiológicas buscam cada vez mais conhecimento sobre as inovações do mercado.

Para organizar nossa programação contamos com apoio de colegas engajados com a educação continuada, sendo eles educadores de elevado gabarito, coordenadores e supervisores de grandes serviços, e que tem ajudado na busca de palestrantes de altíssima qualidade e também ministrando palestras no curso.

Ao longo destes anos temos trabalhado com profissionais de toda a América Latina, trocando experiências, e a cada ano convidamos um colega de país vizinho para nos contemplar com sua palestra e conhecimento, somando assim uma grande troca de experiências.

Este ano estaremos recebendo um colega dos Estados Unidos que é importante para todos os profissionais das técnicas radiológicas, co-autor do livro-base para os estudantes de radiologia “Bontrager – Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada”, o Prof. John Lampignano, tecnólogo e educador nos EUA, que trará para o curso inovações em sua área e uma vasta experiência profissional, com isto teremos também um intercâmbio de muita importância para os profissionais.

Esperamos com isso atender a todos os participantes naquilo que buscam em um congresso como a JPR.

Estamos felizes de fazer parte de mais uma JPR. A nossa classe tem muito a ganhar com a participação neste grandioso evento. Temos não só a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, mas principalmente contribuir com a sociedade para uma radiologia cada vez melhor, proporcionando mais benefícios para os nossos pacientes/clientes.”

 

 

Tórax

A Radiologia Torácica sempre foi ‘popular’ entre os residentes e jovens radiologistas, que desde o início da sua formação tomam contato com o RX e a TC de tórax, dois dos exames de imagem mais realizados na prática clínica em todo o mundo. Nos últimos anos, até por conta da pandemia de COVID-19, nossa subespecialidade atraiu ainda mais os holofotes, de modo que nossa expectativa é de sala cheia, bastante aprendizado e troca de experiências.

Planejamos um curso bastante abrangente e completo, trazendo desde os temas mais básicos até os tópicos mais quentes e novos da Radiologia Torácica, de maneira que a programação deve agradar a todos os públicos, incluindo aqueles que estão começando sua formação até radiologistas torácicos experientes e renomados.

Neste ano, teremos o privilégio de contar com a presença de três professoras estrangeiras, Dra. Mylene Truong (Houston, TX), Dra. Jane Ko (Nova York, NY) e Dra. Smita Patel (Ann Arbor, MI), que abordarão tópicos variados relacionados ao câncer de pulmão, uma das mais importantes e prevalentes neoplasias em todo o mundo, além de patologias vasculares torácicas agudas e crônicas que todo radiologista precisa conhecer. Além disto, o programa contará com a participação de grandes radiologistas torácicos brasileiros das mais variadas regiões, e mesmo que atuam fora do Brasil, merecendo também destaque sessões de discussão multidisciplinar sobre o câncer de pulmão e sobre doenças pulmonares intersticiais, em que teremos a presença de pneumologistas, cirurgiões torácicos, oncologistas e patologistas enriquecendo as discussões juntamente com os radiologistas.

É inegável a contribuição da parceria da SPR com a RSNA, não apenas por possibilitar a vinda de três professoras estrangeiras e a montagem do conteúdo deste ano, mas também por tudo que já foi feito ao longo dos últimos 10 anos, em que a JPR se tornou um dos mais importantes congressos de radiologia do mundo, reunindo ano após ano os principais nomes da nossa especialidade. É, sem dúvida, um privilégio contar com um congresso deste porte em nosso país, certamente contribuindo para o fortalecimento contínuo da radiologia brasileira.”