JPR 2025
Física

Física na JPR tem programação em RM, TC, fluoroscopia e intervenção

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

55ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2025) será realizada de 1º a 4 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Este ano, a SPR conta com a SAR (Sociedade Argentina de Radiologia) e a FAARDIT (Federação Argentina de Radiologia) em sua organização, e o evento terá como tema “Brasil e Argentina – Celebrando a amizade e a tradição na Radiologia”.

Confira a programação do maior congresso de Diagnóstico por Imagem da América Latina e garanta sua vaga! Membros ativos da SPR não pagam a inscrição e contam com outros benefícios – afilie-se ou renove sua anuidade até 20 de abril para garantir a isenção da taxa no evento!

Dentre os cursos e atividades oferecidos na JPR 2025, está o módulo de Física em Radiodiagnóstico, que será realizado nos dias 1º e 2 de maio. Confira as informações dos coordenadores Alessandro André Mazzola, Marcus Vinícius Bortolotto, Renato Dimenstein e Rochelle Lykawka.

 

O curso será destinado a todos os profissionais que atuam no diagnóstico por imagem, como radiologistas, físicos, biomédicos, engenheiros clínicos e técnicos/tecnólogos em radiologia médica. A ideia é estar em ressonância ao aspecto multidisciplinar do diagnóstico por imagens a que a JPR se propõe.

A programação foi cuidadosamente pensada para transformar os conhecimentos da física em habilidades na utilização dos equipamentos de forma segura, com qualidade e de acordo com os preceitos da ética profissional. Para este ano teremos uma programação com as bases físicas e tecnológicas, para as modalidades de ressonância magnética, tomografia computadorizada, fluoroscopia e radiologia intervencionista.

Na quinta feira (1/5), o curso de RM será coordenado pelo Físico Alexandro Mazzola, sendo discutidos os aspectos de segurança e com participação dos especialistas no assunto como a Fernanda Meireles Coccarelli, Maria Concepción Garcia Otaduy e Matheus T. Gonçalves. No período da tarde serão discutidos os protocolos clínicos de tomografia cardíaca, tecnologia espectral e de fotocounting e inteligência artificial.

A coordenação deste módulo ficará a cargo do Físico Marcus Vinícius Bortolotto, contando com a participação dos físicos Renato Dimenstein e Fernanda Pelegrini, e dos especialistas de TC dos fabricantes, Thiago Tenório, Douglas Silva, Yran Sabba e Henrique Cirino.

Na sexta feira (2/5), serão apresentados os processos de avaliação dos equipamentos de fluoroscopia, incluindo CBTC sob a coordenação da Física Rochelle Lykawka contando com a participação dos especialistas, Marcel Zago Botelho, Roberto Pitorri e Bruna Grechi. Para a caracterização das novas tecnologias serão apresentados os avanços dos fabricantes com as aulas de Rodrigo Campos Souza, Jorge Luiz F. da Silva e Thiago Ishihara.

Ao final da seção serão discutidos os principais desafios em radiologia intervencionista com a participação do médico Felipe Nasser e físicos Renato Dimenstein, Marcel Zago Botelho, Thayna Martins Gonçalves e Felipe Cavalcante.

Apesar do módulo de Física se encerrar em dois dias, no sábado (3/5), será apresentado o módulo de Quantificação de Imagens: Novas Perspectivas Tecnológicas, correlacionado – confira matéria sobre ele aqui -, e em que serão apresentados os processos de quantificação de imagens aplicados à  neurorradiologia, Morfometria, microestrutura e radiômica, imagens quantitativa e IA em músculo esquelético: da pesquisa à prática clínica individualizada, desenvolvimento da IA e sua translação para a clínica.

Devido ao espectro amplo das pesquisas e temática contemporânea, a coordenação está a cargo dos médicos Carolina Rimkus e Ellison Fernando Cardoso e o físico Renato Dimenstein. Teremos a participação de um seleto grupo de professores, como Edson Amaro, Arthur Coutinho, André Pachoal, Paula Arantes, Fernanda Moll, Claudia Leite, Adbala Skaf, Conrado Folker, Maria Octaduy, Theo Pavan e Thiago Fedele, Rosana Rodrigues, Fabiola Macruz e Andreia Faria.