Notícias
Drs. Renato Hoffmann, Cesar Nomura, Douglas Racy, Claudia Cohn (diretora no grupo DASA e membro do conselho de administração da Abramed), Marcos Queiroz e Henrique Trad

SPR no FILIS 2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Em 21 de agosto, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) apresentou seu evento anual FILIS – Fórum Internacional de Lideranças da Saúde, no Teatro B32, em São Paulo.​

A cerimônia de abertura foi marcada pelos discursos do Dr. Cesar Higa Nomura, presidente do Conselho de Administração da Abramed e ex-presidente da SPR, e de Milva Pagano, diretora-executiva daquela entidade. Suas falas trouxeram uma mensagem de inspiração e apontaram o espírito do encontro: promover inovação, reflexão e transformação no setor de saúde e diagnóstico no Brasil.

Na ocasião, também ocorreu a entrega da 7ª edição do Prêmio Dr. Luis Gastão Rosenfeld, concedido ao Deputado Federal Pedro Westphalen (PP/RS), além do lançamento da nova edição do Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico.

A programação da manhã seguiu com a apresentação do médico patologista Dr. Paulo Saldiva, que abordou o tema “Desafios da Saúde em Tempos de Mudanças Ambientais”, destacando a relação direta entre ambiente e saúde humana.

Em seguida, o debate “Do Clima à Saúde: Os Desafios de um Mundo em Transformação” reuniu Ione Anderson (EY), o deputado Pedro Westphalen, o Dr. Paulo Saldiva e contou com a mediação de Claudia Cohn (Abramed/Dasa). Temas como aquecimento global, envelhecimento populacional e a necessidade de estabelecer uma meta conjunta para a redução da temperatura no mundo foram abordadas. “O sistema de saúde hoje está mais preparado para lidar com mosquito do que com idoso”, alertou o Dr. Saldiva, enquanto o deputado Westphalen ressaltou: “Problemas ambientais vão trazer problemas de saúde”.

Encerrando o período da manhã, o patologista clínico Dr. Iván Mojica apresentou como a modernização dos laboratórios clínicos é fundamental para apoiar decisões médicas mais assertivas.

 

Provocações e discussões estratégicas

A programação da tarde trouxe reflexões estratégicas e discussões de grande relevância para o futuro da saúde no país.

O primeiro a se apresentar foi Nelson Teich, ex-ministro da Saúde, com a palestra “O Futuro do Diagnóstico e a Segurança do Paciente”, em que abordou pontos essenciais para a qualidade do cuidado em saúde.

Logo no início, um alerta: a gestão não acompanhou a evolução da inovação, da complexidade, dos custos e da necessidade de informação estruturada do sistema de Saúde. Teich explicou que a pior coisa é ser romântico para resolver problema complexo, e que ele ainda não vê sinal de como vamos gerar, interpretar e usar a informação como deveria. “Inovação sem sabedoria é um desastre. A gente não entrega o básico e fica discutindo a entrega do complexo”, provocou.

Em seguida, o debate “A Importância da Qualidade para a Eficiência do Sistema de Saúde” reuniu importantes lideranças do setor: Anderson Nascimento (Rede Total Care), Jeane Tsutsui (Grupo Fleury), Nelson Teich e o Dr. Marcos Queiroz (Hospital Israelita Albert Einstein e 1º Tesoureiro da SPR), sob a mediação de Wilson Shcolnik (Abramed/Fleury).

“Todo mundo quer gerar dado, mas o que você vai fazer com ele? Já não tem muito dado? E o efeito prático da análise na operação”, questionou Anderson, que olhou também para a interoperabilidade: “Ela depende da vontade de todos os atores do sistema, ou ela não acontece”, ressaltou.

Sobre a questão dos dados, Teich completou: “Defina o dado que você precisa a partir do problema que você quer resolver”.

Na sequência, Marco Bego, diretor-executivo do InovaHC, apresentou a palestra sobre o “Projeto de Interoperabilidade do InovaHC”. Logo depois, o Momento Transformação contou com a participação de Ana Estela Haddad (SEIDIGI), que trouxe um case sobre interoperabilidade.

O último painel do dia, “Interoperabilidade na Saúde: Oportunidades e Caminhos para o Futuro”, contou com um time de especialistas: Ana Estela Haddad (SEIDIGI), Carlos Marinelli (Bradesco Saúde), Rafael Lucchesi (Dasa), Dr. Cesar Higa Nomura (Hospital Sírio-Libanês) e Dr. Ademar Paes Jr. (Abramed/LifesHub/Clínica Imagem).

O encerramento ficou a cargo de Lídia Abdalla, vice-presidente do Conselho de Administração da Abramed, que ressaltou a relevância da união de lideranças para fortalecer e transformar o ecossistema da saúde no Brasil.

Assim, a tarde foi marcada por conteúdo inspirador, debates de alto nível e conexões estratégicas, consolidando mais uma edição de sucesso do evento.