Concursos e premiações
Integrantes da Comissão Científica e autores dos casos premiados

Concurso SPR-AIRP divulga colocação dos vencedores de 2023

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Fotos: Paula Viecelli

Veja as fotos da JPR 2023:

 

Destinado a residentes e especializandos em Diagnóstico por Imagem de todo o país que sejam membros da SPR, o Concurso SPR-AIRP anunciou no sábado os vencedores da edição 2023. O primeiro lugar ficou com a Dra. Caroline Silva Novis, que apresentou à comissão o caso “Tumor de Wilms cístico”. O segundo e o terceiro lugar ficaram respectivamente com o Dr. Eduardo Galvão Freire, com o caso “Torção isolada de tuba uterina”, e com o Dr. Gabriel Neumann Kuhn, que trouxe o caso: “Carcinoma adenoide cístico da traqueia em paciente feminino não tabagista”.  

O Concurso SPR-AIRP é realizado há mais de 20 anos pela SPR em parceria com o AIRP — ACR Institute for Radiologic Pathology, conta com o patrocínio da Bayer e e já beneficiou aproximadamente 70 residentes com a participação gratuita ou subsidiada no Curso de Quatro Semanas do AIRP em Maryland, Estados Unidos. Nesta última etapa, que contou com transmissão ao vivo diretamente do estúdio da SPR TV na JPR,  os seis finalistas foram avaliados por uma comissão composta pelos Drs. Ana Carolina Barragan Serôa da Motta Porto de Melo, Ana Paula Alves Fonseca, Douglas Jorge Racy, Gustavo Skaf Kalaf e Igor Gomes Padilha.

Para Caroline Silva Novis, que receberá como prêmio pelo primeiro lugar uma passagem e sua inscrição no Curso de Quatro Semanas do AIRP  custeada pela SPR, seu sucesso será um grande incentivo à sua carreira acadêmica. “Uma das coisas que mais almejo profissionalmente é ser docente. Então, participar no concurso do AIRP me permitiu praticar a preparação de uma aula real, sobre um caso real. Foi difícil, mas este resultado me deu um impulso fundamental para os próximos anos de minha carreira”, afirma a médica, que cursa sua residência Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Para o Dr. Gustavo Skaf Kalaf, um dos integrantes da comissão avaliadora, “as apresentações têm ficado cada vez melhores e profissionais. E isso é importante, pois serão sementes que serão colhidas, muitas vezes, em outros países – o que é o caso deste concurso, que será apresentado nos EUA. Ou seja, serão profissionais brasileiros representando nossa radiologia pro mundo”.

Segundo o Dr. Gustavo Skaf Kalaf, um dos problemas mais recorrentes neste concurso, os erros na submissão dos trabalhos à comissão julgadora, têm diminuído, o que comprova o sucesso na divulgação e esclarecimento sobre o rigor das regras do concurso. “As pessoas, com o nosso feedback, tornaram esta etapa (de submissão) muito mais fluida e profissional. O que é fundamental, pois trabalhamos insistentemente para que a qualidade dos trabalhos que chegam para nós seja cada vez mais alta”, avalia.

A partir da esq.: Dr. Gustavo Kalaf, Dra. Caroline Silva Novis (1ª colocada), Dra. Ana Carolina Barragan, Dr. Eduardo Galvão Freire (2º colocado), Dra. Ana Paula Fonseca e Dra. Tatiana Azzi (Bayer)