A 55ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2025) será realizada de 1º a 4 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Este ano, a SPR conta com a SAR (Sociedade Argentina de Radiologia) e a FAARDIT (Federação Argentina de Radiologia) em sua organização, e o evento terá como tema “Brasil e Argentina – Celebrando a amizade e a tradição na Radiologia”.
Confira a programação do maior congresso de Diagnóstico por Imagem da América Latina e garanta sua vaga! Membros ativos da SPR não pagam a inscrição e contam com outros benefícios – afilie-se ou renove sua anuidade até 20 de abril para garantir a isenção da taxa no evento!
Dentre os mais de 70 professores estrangeiros confirmados, está o Dr. Carlos Carnelli*, do Uruguai, que é Presidente da Sociedade de Radiologia e Imaginologia do Uruguai (SRIU) e vai conduzir três aulas no módulo de Imagem da Mulher:
- Em Ginecologia: 02/05 às 09h – ORADS US x ORADS RM
- Em Ginecologia: 02/05 às 09h20 – Mioma x Leiomiossarcoma: Como Diferenciar e Aumentar a Acurácia Diagnóstica
- Em Obstetrícia: 03/05 às 11h30 – Câncer e Gravidez
Confira sua entrevista!
Qual a importância das colaborações internacionais entre sociedades de radiologia como a SPR e a SRIU, que atualmente estão organizando sua participação no JPR?
As colaborações internacionais, independentemente das sociedades envolvidas, são essenciais para organizar eventos de qualidade e permanecer na vanguarda dos temas abordados. No nosso caso, somos uma pequena sociedade em um país pequeno, então o papel desempenhado por um acordo de cooperação com a SPR é fundamental para fornecer aos nossos membros acesso fácil a conteúdo de alto nível.
O que você pode nos dizer sobre a SRIU neste momento e quais são as expectativas para sua gestão?
A SRIU está em um momento-chave de sua história com uma ligeira estagnação no número de membros. Nosso desafio e nossa meta de gestão é nos reconectar com nossos membros, atender às suas demandas e, assim, criar uma sociedade que funcione para seus membros.
Além disso, nosso desafio é colocar o Uruguai pelo menos no mapa da radiologia sul-americana, por isso assinamos diversos acordos de cooperação com diversas sociedades científicas tanto da América do Sul quanto da Europa. Estabelecemos como meta organizar dois eventos anuais de radiologia com participação internacional.
Quais são suas expectativas para a JPR 2025?
As expectativas para a JPR25 estão altas como sempre. É o principal evento de radiologia da América do Sul e, sem dúvida, um dos mais importantes do mundo, não deixando nada a desejar ao Congresso da RSNA ou ao ECR. É também uma nova oportunidade de encontrar colegas e amigos e compartilhar momentos únicos que são sempre produtivos para a criação de novos conteúdos no futuro.
O que os participantes podem esperar de suas aulas?
As palestras abordarão três temas importantes na prática diária da radiologia urogenital feminina. Em todos os temas, serão mostrados casos desafiadores e como eles foram resolvidos. O objetivo é fornecer as melhores dicas de experiência para o público.
Que conselho você daria aos jovens profissionais interessados em radiologia de imagem feminina hoje em dia? Como eles podem desenvolver uma carreira de sucesso?
Minha mensagem para qualquer jovem radiologista é que nada é impossível e você nunca deve desistir. Tudo, cedo ou tarde, se consegue, claro, com muito trabalho. Não importa onde você more ou trabalhe, aconselho a todos que também tenham uma experiência em outro país. As diferentes metodologias de trabalho e idiossincrasias nos ajudam a ver as coisas de uma perspectiva diferente, e isso nos torna melhores radiologistas. Sair da zona de conforto sempre nos faz crescer em todos os sentidos.
*Professor Assistente de Radiologia Abdominal da Universidade da República. Visiting Fellowship em Radiologia Abdominal na UPENN e em Ressonância Fetoplacentária na Universidade de Viena. Membro do corpo docente da European Society of Urogenital Radiology (ESUR) e integrante da diretoria da Junior Network. Conferencista da Society of Abdominal Radiology. Membro do corpo docente do RSNA Global Learning Center em Radiologia Urogenital. Presidente da Sociedade de Radiologia e Imaginologia do Uruguai (SRIU).